15 filmes para se trabalhar Historia.

Colonização da América e Brasil Colonial
- Aguirre, a Cólera dos Deuses: Baseado em fatos históricos, o filme mostra uma expedição de conquistadores espanhóis em busca de El Dorado, a lendária cidade de ouro, descendo os Andes e chegando à selva amazônica, em pleno século XVI. Enlouquecido por sua ambição, o protagonista Lope de Aguirre se perde em seus sonhos e devaneios.
- Hans Staden: O filme narra a história do soldado e marinheiro alemão Hans Staden que, no início do século XVI, foi capturado por uma tribo indígena brasileira, os Tupinambás, que eram inimigos dos colonizadores portugueses.
- Carlota Joaquina: A comédia conta a história da vinda às pressas da família imperial portuguesa ao Brasil, em 1807, tentando escapar das tropas napoleônicas que invadiam Portugal.
Iluminismo
- Amadeus: O filme é livremente inspirado nas vidas dos compositores Wolfgang Amadeus Mozart e Antonio Salieri, que competiam entre si, em Viena, na Áustria, durante a segunda metade do século XVIII.
- Moça com Brinco de Pérola: O filme narra uma história fictícia sobre como o pintor barroco holandês Johannes Vermeer teria pintado o seu famoso quadro “Moça com Brinco de Pérola”.
- A Duquesa: Esta é a história real da vida de Giorgiana Cavendish, a duquesa de Devonshire, no Reino Unido. O filme mostra em muitos detalhes o cotidiano e o estilo de vida da aristocracia britânica entre os séculos XVIII e XIX.
Revolução Francesa e Napoleão
- Maria Antonieta: Sob uma ótica moderna, o filme mostra a vida de luxos e deleite da princesa austríaca Maria Antonieta, que se casou com o príncipe francês Luís XVI, tornando-se rainha da França. A aristocrata vive em um mundo de fantasia na corte de Versailles, até o momento que a revolução explode.
- Danton – O Processo da Revolução: O filme mostra os primeiros momentos de terror após a vitória da revolução francesa, quando o governo estabelecido persegue desafetos e até mesmo um de seus líderes, Danton, que é agora considerado um inimigo.
- A Batalha de Waterloo: O filme conta a história da última batalha do imperador francês Napoleão, em 1815, quando suas tropas foram derrotadas na Bélgica pela coligação britânica e prussiana, comandada pelo Duque de Wellington.
Primeira Guerra Mundial
- A Fita Branca: O filme mostra o dia a dia de um vilarejo no norte da Alemanha, pouco antes da Primeira Guerra Mundial, com um foco especial em um coral de crianças. A narrativa, muito sutil, mostra o clima de ascensão de uma mentalidade conservadora e fascista entre os alemães.
- Glória Feita de Sangue: Em 1916, durante a primeira Grande Guerra, um general francês ordena um ataque suicida contra os alemães. Como nem todos os soldados concordam, o general ordena então um ataque contra suas próprias trincheiras. A decisão absurda resulta em um julgamento militar sem precedentes.
- Rosa Luxemburgo: O filme é baseado na biografia da filósofa e economista polonesa Rosa Luxemburgo, que tentou arduamente impedir a eclosão da 1ª Guerra Mundial.
Revolução Russa
- Doutor Jivago: Sob a ótica do médico Yuri Jivago, o filme mostra o antes e depois da Revolução Russa, enquanto ele se apaixonava pela jovem enfermeira Lara.
- Reds: O jornalista americano John Reed estava em Moscou em 1917 durante a revolução que levou os bolcheviques ao poder. O filme é inspirado no livro que escreveu relatando o que viu, “Os Dez Dias Que Abalaram o Mundo”.
- O Encouraçado Potenkim: Este grande clássico do cinema conta o episódio da revolta dos marinheiros russos no início do século XX, um dos estopins da revolução proletária

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

1º SOLETRANDO INTEGRAL 2019 DA ESCOLA DJALMA DA CUNHA BATISTA.

ESCOLA DE ENSINO MÉDIO INTEGRAL DJALMA BATISTA, ABRE PROCESSO DE MATRÍCULAS PARA 2019

Biografia do Tarauacaense Doutor Djalma da Cunha Batista (médico, escritor e cientista)