Exigência de documento para dirigir ciclomotor vigora a partir de quarta



Conforme deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a partir desta quarta-feira, 1, veículos como ciclomotores e cicloelétricos (bicicletas elétricas) só poderão circular nas vias de todo o país com condutores devidamente habilitados.

Para dirigir esse tipo de veículo, o condutor precisa ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria A ou a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC), um documento pouco conhecido e sem procura por parte dos condutores no Acre.

De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), até o fim de fevereiro, havia apenas 678 ACCs emitidas no país contra mais de 25 milhões de CNHs na categoria A.Segundo o procurador jurídico do Detran/AC, Fábio Ferreira, o Contran adiou por três meses, a aplicação de multas aos não habilitados justamente para que os motoristas se adequassem a legislação.

“Quem descumprir a legislação, cometerá infração gravíssima, terá o veículo removido, e sofrerá uma multa com o valor de R$ 574,62. Ressaltamos também que estes veículos devem ser emplacados para estarem aptos a circularem nas vias”, afirma.

O diretor-geral do Detran/AC, Pedro Longo, recomenda aos condutores de ciclomotores que procurem um Centro de Formação de Condutores credenciado junto ao Departamento para regularizarem suas situações.

“Como o custo para emitir uma ACC é quase equiparado ao de uma CNH, é mais vantajoso para o condutor assegurar o direito de pilotar outras motos e iniciar o processo de habilitação na categoria A”, afirma.

Detran - Acre


Um comentário:

Professor Allan disse...

Olá! Sou professor de Geografia da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro e gostaria de compartilhar com vocês, uma experiência inovadora na área da educação baseada nas ideias do educador Paulo Freire e com uso das novas tecnologias, que estamos desenvolvendo no Colégio Estadual Ribeiro de Avellar, em Paty do Alferes, no estado do Rio de Janeiro. Este projeto está disponível através dos links:

http://porvir.org/alunos-tornam-se-autores-inserem-geografia-em-conversas-dia-dia/

www.geofanfic.blogspot.com

Abraços!

DESTAQUE

1º SOLETRANDO INTEGRAL 2019 DA ESCOLA DJALMA DA CUNHA BATISTA.

                  Motivação. Está aí uma palavra que acompanha o trabalho do professor em sala de aula. Ele precisa motivar seus alunos, ...

MAIS ACESSADAS