Primeira reunião do Conselho Escolar do Ensino Médio

Membros do Conselho Escolar do Ensino Médio

O Conselho Escolar da Escola Djalma Batista reuniu-se na tarde desta sexta feira, 11 de março para  discutir algumas questões importantes que dependem de sua avaliação e apreciação.

A principal pauta foi apresentação da Proposta de Plano de Ação Pedagógica - Ensino Médio Inovador (PAP-EMI 2011), que vem sendo elaborada há mais de três semana pela equipe técnica e pedagógica da escola, define ações pedagógicas dentro das referências curriculares propostas pelo programa e também o gerenciamento dos recurso destinados ao financiamento dessas ações.

O Conselho tratou também das questões referentes à violência e ao consumo de droga na escola. Os membros do Conselho foram unânimes em admitir que esses são problemas delicados, que a escola trate caso a caso, porém, que a comunidade escolar não deve ser tolerante com excessos dentro da unidade de ensino.

Por último o Diretor Francisco Souza fez um esboço geral das bases do Projeto Pedagógico da escola, ainda em construção, falou sobre a Proposta do Governo através do Pacto pela Educação e do Programa Ensino médio Inovador.

O Conselho Escolar da Escola de Ensino Médio Djalma Batista tem como Presidente o Sr. Jorge Braga  de Oliveira e é constituído por representantes de pais, estudantes, professores, demais funcionários, membros da comunidade local e o diretor da escola.


Presidente Jorge Braga de Oliveira

CONSELHOS ESCOLARESAs famílias podem se envolver ativamente nas decisões tomadas pelas escolas dos seus filhos. Candidatar-se a uma vaga no conselho escolar é uma boa maneira de acompanhar e auxiliar o trabalho dos gestores escolares.

O Conselho Escolar é constituído por representantes de pais,estudantes,professores, demais funcionários, membros da comunidade local e o diretor da escola. Cada escola deve estabelecer regras transparentes e democráticas de eleição dos membros do conselho.

Cabe ao Conselho Escolar zelar pela manutenção da escola e participar da gestão administrativa, pedagógica e financeira, contribuindo com as ações dos dirigentes escolares a fim de assegurar a qualidade de ensino. Eles têm funções deliberativas, consultivas, fiscais e mobilizadoras, garantindo a gestão democrática nas escolas públicas.

Entre as atividades dos conselheiros estão, por exemplo, definir e fiscalizar a aplicação dos recursos destinados à escola e discutir o projeto pedagógico com a direção e os professores.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

1º SOLETRANDO INTEGRAL 2019 DA ESCOLA DJALMA DA CUNHA BATISTA.

ESCOLA DE ENSINO MÉDIO INTEGRAL DJALMA BATISTA, ABRE PROCESSO DE MATRÍCULAS PARA 2019

Biografia do Tarauacaense Doutor Djalma da Cunha Batista (médico, escritor e cientista)