I FESTIVAL DE TEATRO DO ENSINO MÉDIO - FETEM


           O Teatro é uma atividade que possibilita a liberação da espontaneidade e criatividade. Os jogos dramáticos utilizados no teatro como ferramentas para a preparação do ator, podem ser agente incentivador no Ensino de Interpretação de Texto em Língua Portuguesa, e ainda proporcionar aos educandos um maior conhecimento da História Antiga, Medieval e Contemporânea, bem como interagir intimamente com as diversas formas de Arte. Pensar em teatro, antes de tudo é pensar em Arte, em Língua Portuguesa, em História, como tal, é claro que a formação do indivíduo é medida pelas relações artístico-culturais existentes na sociedade.
            O teatro na escola, através de estudo de textos, estimula a leitura e a redação, e através de figurinos e cenários trabalha positivamente o seu senso crítico e a criatividade, por meio dos textos conhece a história.                                                                                             
            O  teatro na escola estimula o crescimento integral da dos alunos, tanto no plano individual quanto no plano coletivo. No plano individual "o desenvolvimento das capacidades expressivas e artísticas do educando" Já no plano coletivo o " exercício das relações de cooperação, diálogo, respeito mútuo, reflexão de como agir com os colegas, flexibilidade de aceitação das diferenças e aquisição de sua autonomia como resultado do poder agir e pensar sem coerção".
            Portanto, espetáculo teatral é de extrema importância na educação, pois traz benefícios tanto para os alunos quanto para os professores, para os primeiros ajuda na evolução de várias áreas, como na coordenação, na criatividade, na memorização, no vocabulário e também na socialização. Ao professor ajuda-os a perceber traços de personalidade de cada aluno, como ele se comporta individualmente e em grupo, permitindo assim um melhor caminho para a adequação do seu trabalho pedagógico. Dessa forma, a inclusão do FETEM (Festival de Teatro do Ensino Médio) na escola, não só favorece a qualidade na transmissão do conteúdo escolar como, também, facilita a percepção do aluno em relação ao vocabulário e aos recursos lingüísticos utilizados pelo autor para a construção do texto, estimulando assim, os educandos a expressarem as suas idéias através da escrita e da oralidade sem o medo de se expor. 

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